Como calcular sua média no Enem?

Muitos vestibulando não sabem como calculcar a média do Enem. Pra estes, e pra quem tem a dúvida e caiu aqui de paraquedas (hahaha), vamos lá!



Calculando média da P. Objetiva só com gabarito:
Muita gente fez esta pergunta antes de serem divulgados os resultados do Enem, munindo-se dos gabaritos e de "quantas acertou". A estes: não tem como calcular sua nota baseada em porcentagem de acertos.
O Enem utiliza uma forma de correção chamada TRI (Teoria da Resposta ao Item) que baseia-se em analisar o tipo das questões que o aluno acerta para determinar as que acerta por chute. Por exemplo, se um aluno acerta só fáceis, e acerta uma difícil, a probabilidade de ser um chute é grande, e este sistema diminui a nota desta questão para este aluno. Meio injusto para aqueles que tiveram uma de "O Iluminado" e lembraram da questão, mas é assim mesmo.
Por isso, é impossível calcular sua média na Prova Objetiva desta forma. É necessário aguardar pela divulgação dos resultados.

Calculando média da Redação
A redação, até 2011, permanecia um "mistério" após você entregá-la: você não a recebe depois, tampouco tem direito a ver sua correção, apenas sua nota final. O máximo que dava era levar o rascunho pra casa, mas neste último Enem sequer isso foi permitido.
Mas, a partir deste ano (2012), isto muda: as redações serão corrigidas e o aluno terá o direito de receber olhar a correção.

A correção é feita duas vezes, por dois corretores diferentes, sem que um saiba da correção do outro. Se a nota atribuída de cada um for semelhante, soma-se as 2 e divide-se por 2 para ter a sua média. Se a diferença de nota atribuída à sua redação for muito grande (300 pontos ou mais, em uma escala de 0 a 1000), uma terceira pessoa, o supervisor, a corrige e a nota que permanece é a atribuída pelo supervisor.
Os fatores levados em conta são:
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Ou seja: também é impossível calcular, por conta própria, a sua média de redação. Quem sabe, quando as redações começarem a serem entregues em 2012, isto possa mudar e algum método possa ser criado.

A média para entrar na universidade
Há três maneiras de entrar na universidade através do Enem: com o SiSU, o Prouni e o FIES.

FIES:
A partir de 2011, quem quiser o FIES será obrigado a fazer o Enem. O resto do programa permanecerá idêntico.

Prouni:
Os alunos devem atingir uma média mínima de 400 pontos na prova para se habilitar para o Prouni; porém, dependendo do curso e faculdade que você quer (quase 100% dos casos) sua nota deve ser superior a isto para conseguir a vaga (concorrência). Confira as médias dos anos anteriores e tenha uma base de quanto pode vir a ser este ano a média de corte do curso.

SiSU:
No SiSU, cada instituição define como vai utilizar a nota do Enem, portanto, fique atento!
- A maioria utiliza a seguinte fórmula: Soma-se cada nota de cada área do conhecimento + a da redação, e divide-se por 5 para obter a média.
- Algumas universidades somam as 4 notas das áreas de conhecimento, divindido por 4. Soma-se o resultado com a nota da redação e divide-se por 2. Ou seja, a redação conta como 50% da sua nota neste método. Outras ainda dão bônus para alunos egressos de escolas públicas ou declarados negros, pardos e indígenas.
Boa sorte no período de inscrições  SiSU (que será dia 07~12/01/12)!

0 comentários:

Postar um comentário