Descontando quem fez ou faz cursinho de idiomas ou autodidatas, pra quem dependeu do ensino de escolas (principalmente pública), geralmente percebe na hora de fazer o ENEM ou outro vestibular que não aprendeu o suficiente.
Os vestibulares costumam cobrar de uma forma bem ampla seus conhecimentos em línguas estrangeiras, mas você já ouviu com certeza falar que as provas do ENEM são diferentes do vestibular convencional: decoreba "the book in on the table" e "portunhol" não funciona aqui.
Você será colocado diante de problemas e situações que vão exigir que você saiba como aplicar o que realmente aprendeu.
As provas de idiomas do ENEM geralmente abordam temas atuais - matérias de jornais, revistas, televisão, inclusive mídia estrangeira.
É necessário, além de compreender o que está sendo lido, ter conhecimento do mundo atual.
Se você não sabe como se orientar para estudar, as dicas abaixo podem ajudar você bastante:
- Saiba tudo o que está acontecendo
Leia muitos livros, jornais, revistas e sites de notícias; isso irá fazer com que você não seja pego de surpresa se a prova abordar algum assunto atual que você não tenha visto, e também faz com que você adquira um ótimo vocabulário e paciência pra ler todos os enormes enunciados das questões.
- Imagens "pega-ratão"
Quando você achar uma questão que traz uma imagem ou figura, lembre-se que ela não está lá à toa! Procure entender o contexto do uso dela e o que ela representa, não pense no óbvio, nem sempre as coisas são o que parecem ser!
- Falsos cognatos
Cuidado com estes elementos inseridos nas questões pra "ferrar" você.
No inglês, não confunda, por exemplo, "college" com colégio. "College" significa faculdade, colégio em inglês é "High School" (só se lembrar daquele musical bizarro na hora hahaha).
No Espanhol, por exemplo, temos a palavra "cuello" que é confundida com coelho. "Cuello" é pescoço, e coelho é "conejo".
- Faça a interpretação
A prova do ENEM que fiz ano passado tinha um texto "gigante" em inglês, e perguntas de interpretação sobre ele. Leia com atenção todo o texto, procure entender tudo o que ele diz, a idéia que está sendo passada, como o assunto se enquadra no contexto em geral.
- Não empaque
Caso você depare com alguma palavra no texto que não conhece, não fique parado tentando entender ela. Tente analisar o resto da frase, ou parágrafo, que muito provavelmente você irá deduzir o que ela significa ou simplesmente entender o contexto sem precisar entendê-la.
Cuide o tempo e lembre-se da quantidade de questões e textos enormes de enunciado que você irá ter que enfrentar.
- Foque no principal
Essa é uma dica que pode funcionar pra alguns, pra outros não. Analise sua forma de aprendizado antes de usá-la. Antes de começar a ler o texto, leia as perguntas sobre ele. Assim, você já saberá o que procurar e sobre o que o texto aborda. Leia depois o texto, já procurando a resposta para a questão.
- Peça ajuda
Tem um irmão que entende melhor de inglês? Um amigo ou Namorado? Peça a ele que lhe ajude a treinar seu diálogo. Pode ser através de uma conversa oral ou no próprio msn.
- Treine muito
Nada melhor que já chegar afiado na prova. Procure provas antigas e simulados, tente resolver as questões como se fosse o ENEM, sempre marcando seu tempo e tentando deixá-lo menor.
Em breve, alguns simulados para você treinar!
0 comentários:
Postar um comentário