Como planejar seu estudo

Começar a estudar é como começar dieta: a gente sempre deixa pra iniciar no dia seguinte.
"Começo na segunda-feira."
"No próximo ano me preparo mais."
"Depois de tal coisa vou estudar."
E vamos adiando, adiando, até que, quando vimos, o tempo passou e está em cima da hora. Tarde demais...



São por essas e outras razões que é tão importante realizar um planejamento do seu estudo. Quando ele vai começar, quantas horas por dia, que matérias, a organização dos materiais, tudo isso tem de ser pensado.
Tente deixar um horário pra se divertir também, mas que seja um horário certo e você deve segui-lo sempre. Nada de "Ah, mas vou acessar meu msn só pra ver quem tá online...". Quando você ver, já está de papo com os amigos, acessando Facebook e vendo vídeos divertidos no youtube. E o seu estudo? Foi pro espaço, junto com sua vontade.

Algumas dicas pra estudar melhor e resistir às tentações são bem simples:
-Planeje os dias e horários das matérias.
Escolha um horário suficiente pra cada uma delas, lembrando de deixar um tempo maior praquelas que você tem maior dificuldade ou precisa saber mais pro vestibular. Leve em conta também qual o seu "horário de pico" - o turno do dia em que você se sente mais disposto pra estudar.
- Deixe as matérias que gosta para o final da semana.
Geralmente, chega sexta-feira e estamos podres de cansados. Você olharia pra um livro de matemática (matéria odiada por 80%) com ânimo e alegria nesse estado? Mas e se fosse uma matéria que você gosta, seria bem menos cansativo não é?
- Se cuide
Faça certo suas refeições, durma bem (ou estará cansado demais pra estudar no dia seguinte - experiência própria), não estude sem pausa por horas como se não houvesse amanhã (faça um intervalo a cada 1h em média), cuide sua postura, tome banho, ponha um casaco, escove os dentes, limpe atrás da orelha, enfim. Coisas que sua mãe sempre te diz e que você não escuta - elas estão sempre certas.
- Arrume um ambiente tranquilo, onde não tenha barulho e você não seja interrompido toda hora;
Lugares horríveis pra estudar são a sala, a cozinha, ou os que há bastante gente. Imagina você ali, no meio de um cálculo de física, e chega sua mãe perguntando se você quer bolo de cenoura ou de chocolate, sua irmã vindo gritar porque uma blusa sumiu e ela acha que você pegou, o cachorro te lambendo, gente querendo ligar a TV, enfim. Não dá.
Tente ficar no seu quarto ou num escritório, com portas fechadas, e avise sua família de que vai estudar e peça que não lhe interrompam. Eles com certeza vão entender!
- Deixe computador, TV e rádio desligados; (essa é dica de ouro)
Sobre o computador, não caia naquela de "vou deixar online pra pesquisar se surgir alguma dúvida" - se você não tem tanto auto-controle, vai olhar apaixonado praquela telinha ligada, ela vai olhar de volta pra você, vai bater uma carência, e aí meu amigo, já era.
Agora, caso você não tenha muito material e a única maneira de obter respostas é pelo computador, vale dar uma de sacana consigo mesmo. Desinstale o que possa te atrair no computador. É viciado no Facebook e cia? Então o jeito é ser radical e apelar pra algum programa de bloqueio de sites. É triste, mas é necessário.
- Inicie no horário certo
Nada de "mas só vou fazer tal coisa primeiro". Você fica enrolando, enrolando, e quando vê, não fez nada.
- Mantenha a rotina
Nada de deixar de estudar num dia jurando que vai compensar em outro horário. Faça isso só se for algo inadiável, como aniversário de parente e feriados como Natal e Ano Novo. E não, Carnaval não conta. :P
- Pense nas recompensas
Você tem um objetivo, e por isso está estudando. Se só isso não basta pra te motivar, pense em tudo que irá conseguir por ter se aplicado. Seja a aprovação no curso tão sonhado, as festas da faculdade, a formatura, ir morar sozinho, exercer sua profissão futura, viaje na maionese bastante, o importante é você saber que só terá possibilidade de conseguir isso estudando naquele momento.

Enfim, você pode planejar seu estudo da maneira que mais se adaptar a você e ir descobrindo novos métodos. O importante é se organizar!

0 comentários:

Postar um comentário