O que é SiSU?

O SiSU, Sistema de Seleção Unificada, é digamos assim, o "irmão mais novo" do Prouni. Assim como o Prouni, através do ENEM, o SiSu também dá vagas gratuitas - mas em universidades federais e estaduais de todo o país.

Esse programa é recente, iniciou no ENEM 2010, mas mesmo com pouco tempo de existência, são muitas universidades públicas que utilizam o SiSU como única forma de ingresso (não tem mais vestibular - como a UFCSPA) ou como forma de bonificação, parte de nota ou primeira fase em seu vestibular próprio (como a UFRGS e a UFSM), e a cada ano mais aderem.
É possível escolher dois cursos para concorrer à vaga (é necessário colocar a universidade que deseja). São feitas duas edições do SiSU: uma no início do ano, após os resultados do ENEM e as inscrições para o Prouni, e no meio do ano, com a mesma nota.
As universidades podem determinar uma nota mínima obrigatória para concorrer em determinado curso. As notas dos alunos que já estão inscritos e concorrem por um número limitado de vagas determinam a nota de corte. Pra medicina, no SiSU 2012/1, a nota de corte mínima pode chegar a menos de 710. No SiSU 2012/2 o bicho pega, porque são menos vagas e as notas de corte provavelmente subirão absurdamente.
Se você não passou de primeira por pouco, fique atento, porque tem segunda e terceira chamadas: pessoas que passaram mas por algum motivo desistiram do curso ou mudaram para outro.

Ciclo de funcionamento do SiSU
(retirado do Guia do Estudante)

Se você fez o ENEM 2011 e não passou neste início de ano até a última chamada, pode concorrer a vagas para medicina e outros cursos no segundo semestre! Fique ligado à data que o MEC divulgar e boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário